Agradeço a todos e a todas que confiaram em mim e depositaram seu voto na urna. Tivemos uma votação expressiva, mas não foi suficiente para eleger. Agora é hora, mais do que nunca, de não esmorecermos e arregaçarmos as mangas para eleger a DILMA nossa Presidente, para o Brasil continuar mudando e não voltarmos aos tempo do atraso e do retrocesso.
CONTO COM VOCÊ! A LUTA CONTINUA....
Luis Vanderlei LARGUESA
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domingo, 25 de julho de 2010
PESQUISA ENCOMENDADA
Em conversa com um eminente professor, algumas pesquisas eleitorais foram analisadas.
O Data Folha e o Ibope mostram sempre dados curiosos. Dados estes que não raramente tem sido descolados primeiro, da realidade do pensamento popular e em segundo, do resultado das outras pesquisas.
Parece que estão levando a sério o termo "encomendar" uma pesquisa.
Quando você vai até a confeitaria encomendar um bolo pro aniversário da sua filha, você descreve como quer esse bolo. Se quer calda sobre ele, se quer de chocolate ou morango.
No quesito pesquisa eleitoral, a impressão que se passa é exatamente a mesma. O autor da encomenda, pede junto com o produto, o resultado dele. Idêntico ao pedido do bolo.
De toda forma, é igualmente curioso verificar como uma pesquisa que mostra Serra na frente por uma pequena fração (empate técnico), pode mostrar que todos acham que Dilma vai ganhar.
Ora, a impressão de um eleitor é a seguinte. Se você acha que o candidato tal vai vencer, é porque sente isso nas ruas, nas conversas, na opinião dos seus amigos. E quando acha que vai perder, é pelo mesmo motivo.
Então como explicar que Serra esteja na frente se todos os amigos desses supostos eleitores entrevistados votariam em Dilma?
O entrevistado pode até votar no Serra, o que justificaria sua alegada liderança, mas a lógica deixa de existir se ele sabe que todos os seus amigos não votarão como ele. Alguém está mentindo no meio desse caminho.
Ou Serra não tem os tais 37% que o Data Folha diz que tem. Ou os amigos desses 37% os estão enganando e tem vergonha de confessar que votariam no tucano bonitão.
Certa feita, um amigo disse não confiar em pesquisas. Elas sempre erram.
Não é verdade. As pesquisas erram se quem as executa, preferir que errem. Os métodos estatísticos têm sim muita credibilidade e praticamente sempre espelham a realidade.
A questão é, os métodos serão mesmo usados na feitura da pesquisa? E se sim, sua divulgação será condizente com os dados resultantes?
Folha e Ibope paracem não dar muita bola para a própria credibilidade.
Não é de se espantar. Parece que estão apostando suas últimas fichas nessa eleição. Ficar fora das tetas do Governo Federal por mais de 8 anos será sua sentença de morte. Não há imprensalão que resista.
Fonte: http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/07/pesquisa-encomendada.html
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